Carregando

ACCANTO

Jantar no restaurante Accanto vai muito além de provar uma comida deliciosa, se trata de uma experiência de completa imersão no luxo da gastronomia. Ao entrar no restaurante já nos deparamos com uma sala de espera extremamente convidativa, uma parte de nós acaba torcendo para não ter nenhuma mesa livre e podermos passar uns minutinhos naquelas poltronas aconchegantes.

Desde o momento em que somos direcionados à nossa mesa o atendimento supera qualquer expectativa, os garçons são de uma classe sem igual, detalhes simples como a forma que o cardápio nos é entregue e o tom de voz quase sussurrante que usam pra falar conosco contribuem para tornar cada segundo uma experiência de pura finesse.

Ariane e eu fomos numa quarta-feira, que é quando acontece o festival de risottos. Toda semana o Chefe Daniel desenvolve 4 sabores de risoto inéditos, ele próprio nos contou que desde a inauguração do restaurante jamais repetiu sequer um sabor no festival. O festival pode ser pedido como se fosse um prato do menu, dessa forma é servido uma entrada seguida das quatro porções de risoto, que vão sendo entregues em sequência.

Como entrada nos foi servido um Creme de Tubérculos com Pasta de Queijos, era uma noite fria, o creme combinava perfeitamente com o tempo. O Chefe nos contou que as entradas do festival geralmente são feitas para casar bem com o momento, quando está mais calor ele costuma abrir com uma salada ou algo mais fresco. O Creme estava divino, a base tinha um sabor muito bom de mandioca, era levemente adocicado, o que quando misturado com a pasta de queijo, que tinha um sabor mais salgado e um pouco ácido, ficava saborosíssimo!

O primeiro risotto foi uma opção vegetariana, Risotto de Abóbora Glaceada e Castanhas, eu particularmente adoro nozes, e sentir aquela crocância junto da suculência do risotto foi simplesmente sensacional! O risotto estava muito saboroso, eu achei muito legal ter um prato vegetariano dentro do festival, é interessante ver que existem diversas possibilidades mesmo pra quem se alimenta com certas restrições.

Em seguida nos foi servido um Risotto com Tentáculos de Lula à Provençal, a lula à provençal tinha um sabor bem marcante que se dissolvia em meio a sutileza do risoto harmonizando bem na boca, alguns pedaços de lula podiam ser muito bem sentidos, tinham a textura firme que era gostosa de morder.

Após esse nos foi servido o terceiro, Risotto com Presunto Crú e Queijo Brie, esse foi o meu favorito da noite, o queijo Brie se desmanchava dando ainda mais cremosidade ao risotto enquanto os pedacinhos de presunto salgado acrescentavam notinhas de sal entre uma garfada e outra. Eu sei que os sabores do festival são inéditos e nunca se repetem, mas eu ficaria muito feliz em encontrar esse de novo.

Pra fechar o festival nos foi servido um Risotto de Linguiça Calabresa, Champignon e Rúcula, a rúcula fresca sobre o risotto foi fantástica pra fechar a noite trazendo um toque de leveza para o paladar. Durante os 5 pratos que compõem o festival nos foi servido um vinho espanhol com sabores super marcantes e complexos.

Mas é claro que a noite não se encerrou por aí! Pra fechar com chave de ouro Ariane e eu dividimos uma delicioso Semifreddo de Chocolate com Calda de Pistache. O Semifreddo tinha uma textura macia extremamente leve e refrescante, a calda de pistache seguia pelo mesmo caminho, porém menos doce. Era uma sobremesa perfeita!

Todos precisam visitar o Accanto ao menos uma vez na vida, como eu disse no começo, vai muito além da comida boa, que por sinal é muito boa, toda a experiência de estar no Accanto é muito enriquecedora, chega a ser um privilégio que o interior paulista possa acolher um restaurante de tão alto nível como o Accanto. Não deixem de aproveitar a chance de comer tão bem num lugar tão perto de casa.

Cássio Gabriel de Moraes